quarta-feira, 25 de abril de 2012

Cromoterapia - A cura através das cores!




A Cromoterapia, a terapia das cores, é a ciência que usa diferentes cores para mudar e manter as vibrações do corpo na "freqüência" da saúde, do bem estar e da energia.
Existe uma extraordinária capacidade nas cores de orientarem a mente e agilizarem funções fisiológicas.
É fato comprovado que as cores tem um valor próprio expressivo, o qual influencia profundamente a nível psicológico e fisiológico.


Entenda melhor o que cada cor pode fazer por você! 


Vermelho - O vermelho estimula a circulação do sangue e os nervos, permite a liberação de adrenalina e combate os efeitos nocivos do frio. É altamente revigorante, energético e excitante.O vermelho atua sobre o sistema nervoso, dando mais confiança, coragem, iniciativa e força de vontade, fazendo superar a depressão e o cansaço.
Efeitos: Fortalece o sangue, melhora a circulação, previne a anemia e eleva a temperatura do corpo, a freqüência cardíaca, a pressão arterial e o ritmo respiratório.
Contra-indicações: inflamações, infecções, trombose, problemas de circulação, pressão alta e hipertensão.

Laranja - Estimula o sistema nervoso e promove a alegria. Fortalece as funções mentais, aumenta a energia física e dissipa o desânimo. Combate a insegurança e falta de vontade. Possui ação antiespamódica, alivia cãibras e dores devidas à tensão e ao stress.
Efeitos:  Age no tratamento de epilepsia, doenças respiratórias, estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio. Atua também em reumatismos, ovários, rins, hipotiroidismo, fraturas, problemas musculares (cãibras), fígado, pâncreas.
Contra-indicações: insônia, trombose e inflamação dos nervos.

Amarelo - Desperta as faculdades mentais, ajuda a dominar o sistema nervoso, promove o otimismo e favorece a criatividade e o raciocínio. 
Efeitos: Indicado nos casos depressão, eczema, indigestão, constipação intestinal, problemas no fígado, vesícula biliar, diabetes e problemas digestivos em geral.
Contra-indicações: insônia, excitação mental, nervosismo, diarréia, gastrite e alcoolismo.

Verde - Promove o equilíbrio, a harmonia e a serenidade. Tem um efeito refrescante e tranquilizador, promovendo a sensação de confiança e segurança.
Efeitos: Indicado para baixar a pressão alta, baixar a febre, insônia, vitalizar os órgãos do sistema digestivo.
Contra-indicações: Uso excessivo e prolongado pode ocasionar desgaste físico, cansaço.

Azul - Efeito relaxante e apaziguador. Elimina a sensação de angústia e as perturbações nervosas, tem um efeito sedativo. O azul é uma cor suavizante e calmante que atua no sistema nervoso central. Possui propriedades anti-sépticas, é refrescante e adstringente.
Efeitos: Redução leve da freqüência cardíaca, diminuição do ritmo respiratório, redução da pressão sanguínea, inibição de adrenalina, efeito hipnótico no sistema nervoso central, relaxante muscular.
Contra-indicações: anemia, resfriados, tremores de frio, depressão e fadiga.

Índigo - Promove a elevação da mente e está ligado à beleza e à arte. É utilizado como anestésico e como calmante em estados de grande ansiedade ou excitação.
Efeitos:  É eficaz no tratamento de inflamações, tratamento de todas as dores, afecções dos olhos, ouvidos e nariz, insônia, dor de dente, eczema e acne.
Contra-indicações: sem contra-indicações.

Violeta - Efeito benéfico sobre os nervos, promove a sensação de liberdade e combate as neuroses. Combate doenças dermatológicas e desentoxica o organismo. Promove a saúde de todas as células e tecidos.
Efeitos: Indicado no tratamento de todas as moléstias mentais e nervosas, tumores e problemas na bexiga.
Contra-indicações: sem contra-indicações.

Rosa - Cor que vibra o amor, e o desejo de prazer. Enaltece a beleza feminina. Energiza o sistema nervoso, é tonificante e purificador sangüíneo.
Efeitos: desintoxica os centros nervosos, tonifica e vitaliza os nervos, favorece a circulação de todas as cores.
Contra-indicações: sem contra-indicações.

Branco - Não é uma cor, mas sim a reunião de todas as cores. A cor branca é a luz emitida pelas superfícies que reflectem todas as cores. Ao receber luz branca, o organismo liberta todas as vibrações pesadas e negativas provenientes das doenças.
Efeitos: Energiza todo o corpo.
Contra-indicações: sem contra-indicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário